Uma história que começou há 50 anos – praticamente ao mesmo tempo que a Revolução dos Cravos. A UNICRE foi fundada no dia 17 de abril de 1974, resultado de um consórcio no qual pontuavam os principais bancos então a operar em Portugal: Totta & Açores, Borges & Irmão, Espírito Santo, Fonsecas & Burnay, Banco Nacional Ultramarino e Banco Português do Atlântico. Nas décadas seguintes, a empresa teve um papel decisivo na normalização das relações de Portugal com os sistemas de pagamento internacionais, foi uma das primeiras empresas a disponibilizar um cartão de crédito aos consumidores nacionais e montou, igualmente, a primeira rede de terminais de pagamento no nosso país. Mais recentemente lançou os primeiros cartões de pagamento contactless e foi pioneira na adoção de wallets digitais, provando que a inovação não é uma aposta de negócio, mas parte integrante do seu ADN.
Ao longo destes 50 anos, que marcos e conquistas da UNICRE destacaria como sendo os mais significativos?
A UNICRE foi fundada em 1974, e desde então tem sido uma força motriz na inovação do setor financeiro português. Fomos uma das primeiras empresas a disponibilizar um cartão de crédito aos consumidores nacionais, sob a marca UNIBANCO, e a primeira rede de aceitação de pagamentos em Portugal. Desde então, temos vindo a conquistar o mercado português e somos, através da REDUNIQ, o maior acquirer a operar em Portugal.
Mais recentemente, estamos associados a diversas disrupções no mundo dos pagamentos, lançando, entre outros, o projeto Mass Transit – fruto de uma parceria com a Visa e operadores de transportes -, que permite aceder a transportes públicos nas cidades do Porto e de Lisboa, utilizando apenas um cartão de pagamentos com tecnologia contactless. Também disponibilizámos soluções que simplificam o dia a dia dos nossos clientes, como as soluções de pagamentos integradas, os processos de adesão 100% digitais e os pagamentos via app, as wallets digitais ou, mais recentemente, o Parcela Já com UNICRE, um produto inovador de BNPL (N.R.: Buy Now, Pay Later).
Estes são apenas alguns dos marcos e conquistas da UNICRE, porque trabalhamos diariamente com a premissa de inovar e de melhorar os nossos serviços, sempre com o objetivo de corresponder às necessidades dos nossos clientes e do mercado, sempre em constante evolução.
De que forma a empresa tem contribuído para o desenvolvimento económico e financeiro de Portugal?
Ao fornecermos serviços de pagamento eficientes e seguros, ao facilitarmos as compras e transações comerciais dos consumidores e empresas, e ao financiarmos o consumo e o investimento, estamos a ajudar a promover a atividade económica.
Esta facilitação de pagamentos inclui a concessão de crédito para aquisição de bens de consumo, como eletrodomésticos e eletrónicos, bem como para investimentos na casa, na educação, na saúde ou no lazer dos nossos clientes. Não esquecendo, naturalmente, uma política de parcerias estratégicas com fintechs e outras empresas e instituições nacionais que têm permitido o nosso crescimento conjunto e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento económico do país. Com o investimento que temos efetuado na implementação de soluções de pagamento inovadoras, estamos igualmente a contribuir para o desenvolvimento do ecossistema digital do país e para a sua competitividade internacional.
Mais recentemente, estamos associados a diversas disrupções no mundo dos pagamentos, lançando, entre outros, o projeto Mass Transit – fruto de uma parceria com a Visa e operadores de transportes -, que permite aceder a transportes públicos nas cidades do Porto e de Lisboa, utilizando apenas um cartão de pagamentos com tecnologia contactless.
Tem por hábito referir que a tecnologia só faz sentido quando colocada ao serviço das pessoas. Pode dar-nos exemplos concretos em que a atividade da UNICRE tenha beneficiado diretamente a vida dos seus clientes ou da comunidade?
Acredito firmemente que a tecnologia só faz sentido quando está ao serviço das pessoas. Para nós, isso é mais do que uma filosofia, é um dos pilares da nossa missão e da nossa abordagem aos negócios.
Ligamos pessoas, empresas e tecnologia para proporcionar experiências de pagamento únicas. Não se trata apenas de uma declaração de intenções, mas de algo que concretizamos pela nossa estratégia de TI. Através de parcerias estratégicas que nos permitem atualizar e criar soluções de pagamento mais eficazes e adaptadas às necessidades emergentes dos nossos clientes, como é o caso do Parcela Já com UNICRE, que lançámos no último trimestre de 2023. Além disso, estamos constantemente empenhados em melhorar a experiência do cliente e a segurança das nossas soluções.
Investimos em tecnologias para sermos certificados PCI-DSS (N.R.: o standard de segurança criado pelo Payment Card Industry Security Standards Council) e trabalhamos com parceiros credenciados para garantir que estamos na vanguarda da inovação e da proteção dos interesses dos nossos clientes. Seja através da integração e exploração de informações e conhecimento para oferecer insights valiosos, ou pela capacitação dos nossos colaboradores com ferramentas tecnológicas, estamos sempre empenhados em pôr a tecnologia a trabalhar para o bem de todos.
Por esse motivo, diria que a tecnologia, mais do que uma ferramenta, é um meio para alcançar um fim maior: melhorar a vida das pessoas e da comunidade em geral. Estamos comprometidos em continuar a inovar e aperfeiçoar as nossas soluções, sempre com o objetivo de proporcionar pagamentos simples, fáceis e seguros para os nossos clientes e, com isso, contribuir positivamente para a evolução do setor financeiro.
Começámos por pedir que olhasse para o passado da empresa, porque é importante ter referências históricas, mas um cinquentenário é sobretudo uma oportunidade de olhar para o futuro. Nesse sentido, como encara a evolução do sistema financeiro nos próximos anos e o papel da UNICRE?
A importância de ter referências históricas é inegável. Permitem-nos compreender o caminho que percorremos, as conquistas que alcançámos e os desafios que superámos. No entanto, um cinquentenário é também uma oportunidade para olhar para o futuro e antecipar as tendências que irão moldar a indústria nos próximos anos.
A evolução tecnológica, nomeadamente a integração da IA, está a revolucionar a indústria de pagamentos, na medida em que permite criar soluções mais acessíveis e personalizadas para os consumidores, melhorando a sua experiência de pagamento. Paralelamente, as tendências de consumo estão cada vez mais vinculadas a esta evolução tecnológica. O crescimento dos criptoativos é um exemplo claro desta influência e o dinheiro, antes visto de forma tradicional, é agora encarado de maneira mais dinâmica. Isto abre espaço para a criação de soluções inovadoras, como o Euro Digital (N.R: a moeda digital europeia), que está agora na fase de preparação pelo Banco Central Europeu. No presente, e com olhos postos no futuro, observamos também uma maior adoção de soluções como o Buy Now, Pay Later. Esta tendência emergente reflete a mudança nas preferências e comportamentos dos consumidores em relação aos pagamentos.
Na UNICRE, estamos comprometidos em acompanhar estas tendências e em continuar a inovar. A nossa missão é fornecer soluções de pagamento que sejam seguras, acessíveis e adaptadas às necessidades dos nossos clientes. Estamos entusiasmados com o futuro e confiantes de que a UNICRE continuará a desempenhar um papel fundamental na evolução do sistema financeiro ao longo dos próximos anos.
A evolução tecnológica, nomeadamente a integração da IA, está a revolucionar a indústria de pagamentos, na medida em que permite criar soluções mais acessíveis e personalizadas para os consumidores, melhorando a sua experiência de pagamento.
Que ações têm previstas para celebrar o cinquentenário?
Lançámos, no início do mês, uma nova campanha institucional que, além de reconhecer o nosso papel na inovação dos pagamentos em Portugal ao longo das últimas cinco décadas, destaca o nosso compromisso com o futuro do setor financeiro. Sob o mote “Um futuro feito de história”, ligamos o passado ao futuro dando voz a colaboradores, parceiros e clientes que contam, na primeira pessoa, histórias de como a marca fez e faz parte das suas vidas neste meio século de existência. Memórias de colaboradores que estiveram envolvidos na primeira campanha UNIBANCO ligada a um mundial de futebol, e na transição tecnológica para a nova unidade monetária, o euro. Memórias de clientes, que veem na app UNIBANCO a solução de pagamento imprescindível nas suas viagens pelo mundo, e certamente na memória das empresas que confiam na UNICRE como parceiro ideal para impulsionar os seus negócios.
Esta campanha dá o mote para as celebrações, mas ao longo de todo o ano teremos muitas surpresas para oferecer a colaboradores, parceiros e clientes.